Integridade – O Objetivo de Deus quanto a nossa Integridade

Sl 18.2 – O homem íntegro tem esta visão de Deus. Ele não precisa de nada mais para satisfazê-lo.

Sl 18.20-26 – Deus se agrada de um homem íntegro.

Integridade significa garantir que estejamos completamente submissos à vontade de Deus. Isto poderá nos colocar em uma posição privilegiada de intimidade com o Senhor.

É importante sabermos antes de mais nada que quem sustenta nossa integridade é Deus e não nossa capacidade humana. Cabe a nós nos entregarmos a ele sem resistência ou vontade própria.

Sl 41:12 Quanto a mim, tu me susténs na minha integridade e me pões à tua presença para sempre.

Nossa luta é contínua e interminável enquanto aqui na terra. Garantir nossa integridade no dia a dia é uma tarefa impossível aos olhos humanos. Satanás sempre nos tenta mostrar uma parte da vida onde somos vulneráveis.

Ele fez isso com relação a Jó tentando encontrar uma área na qual Jó não seria íntegro. Contudo, Jó nos dá um bom exemplo de integridade. O Senhor se refere a ele como um homem Íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. O temor a Deus apresentado por Jó é exemplar.

Jó 2:3 Perguntou o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.

Da mesma forma, Deus nos quer íntegros, vamos ser expostos em áreas de fraqueza, mas quanto mais vencemos mais forte nos tornamos, mais íntegros.

Devemos ter consciência que somos imperfeitos e pecadores, mas também devemos ter conhecimento de que fomos salvos para sermos íntegros diante de Deus.

Jó era um homem comum, que simplesmente se diferenciou dos outros por sua integridade para com Deus. A graça de Deus nos atinge de forma poderosa, o Espírito intercede por nós para sermos íntegros diante de Deus.

Não estamos sozinhos nesta batalha. Seremos expostos a muitas tentações em nossas vidas, não podemos mudar o ambiente no qual vivemos, mas o importante é sabermos que temos esta garantia de vitória em Jesus Cristo.

A REALIDADE DA NOSSA LIMITAÇÃO

Muitas vezes temos a visão da vontade de Deus exposta em nossas mentes de forma bastante clara, tomamos a decisão de caminhar com Deus, contudo ainda não estamos prontos e nunca podemos nos esquecer disso.

As tentações vêm em áreas nas quais sabemos que somos fracos.

Algumas vezes não resistimos a elas e parece que voltamos ao início.

3 agentes lutam contra esta integridade constantemente: Satanás, o Mundo e a Carne.

Estes três elementos trabalham de forma coordenada e constante desafiando nossa capacidade em nos mantermos firmes. Eles cooperam entre si no trabalho de enfraquecer-nos através das tentações no dia-a-dia.

As tentações obedecem a um ciclo sistemático:

  1. A tentação se inicia em uma área de suposta fraqueza.
  2. Somos tentados a acharmos que precisamos desesperadamente nos satisfazermos.
  3. Acreditamos que temos o direito a esta satisfação.
  4. Testamos nossos limites até descobrirmos que já os

Este processo ocorreu no momento da queda do Homem e persiste em praticamente toda ação contrária a Palavra de Deus na Terra até os dias de hoje.

Podemos notar em Genesis que a serpente encontrou uma brecha no desejo de poder do homem. O homem foi seduzido pela crença de que precisava muito e que merecia o fruto acreditando na forma com que a serpente deturpou a instrução de Deus.

Finalmente quando deram por si, já haviam pecado. Nossa natureza permanece assim até os dias de hoje.

Temos a certeza de que não podemos viver sem as coisas deste mundo, nos sentimos no direito a nossa satisfação e experimentamos o amargo gosto de ultrapassar os limites estabelecidos por Deus quando não resistimos as tentações que nos sobrevém.

Gn 3:6 – Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.

A ALTERNATIVA DA PALAVRA DE DEUS PARA SERMOS ÍNTEGROS

Deus nos mostra uma alternativa diferente a este comportamento. Ele não vai nos tirar deste mundo por enquanto, tentações virão, contudo, ele também nos capacita a sermos íntegros.

Vejamos agora como a nossa integridade pode responder ao ciclo das tentações descrito acima. Jesus nos deu o exemplo de como enfrentar as tentações usando como arma a palavra de Deus.

  1. Vivemos em oração, concentrados no plano de Deus evitando a tentação.

Lc 22:40 – Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.

  1. Temos a certeza de que não somos dependentes de nossas satisfações e emoções.

Mt 4:4 – Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

  1. Acreditamos que não temos o direito a esta satisfação.

Mt 4:10 – Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.

  1. Estaremos então iniciando um ciclo de fortalecimento na Palavra de Deus. Estaremos cada dia mais preparados pela palavra de Deus e seremos então, cada vez mais fortes e íntegros.

Rm 12:2 – E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O processo de integridade depende de dois fatores básicos: A Autenticidade e a Pureza de Coração.

AUTENTICIDADE é sermos íntegros no Exterior e no Interior. A Pureza nos garante um processo de santificação, de transformação no qual caminhamos para a semelhança a Jesus Cristo em nossos atos, palavras e pensamentos.

AUTENTICIDADE

Viver com autenticidade é um dos maiores desafios do homem.

Se um homem tem algum amigo para prestar contas, ele nunca, e em nenhum lugar, estará sozinho. Tentar combater as tentações sozinhos nos torna muito mais vulneráveis.

Somos mais fortes quando compartilhamos nossas dificuldades com os outros. Mas qual a razão de não conseguirmos nos abrir com tanta facilidade?

Vejamos o exemplo de Adão logo depois da queda em pecado. A primeira reação foi a de se esconder. Ele se escondeu, pois tinha vergonha do pecado que havia feito.

Da mesma forma, a nossa tendência quando pecamos é de nos esconder de Deus e de nossos irmãos.

A vergonha de nossa fraqueza nos fecha em nosso mundo de pequenos cômodos secretos em nossas vidas.

Revelá-los seria o mesmo que mostramos nossa incapacidade de viver segundo os preceitos de Deus. Portanto, colocamos máscaras sobre nossas faces de modo a preservarmos nossa imagem para com os outros.

Jesus nos dá o EXEMPLO de AUTENTICIDADE antes de ser preso.

Ele sabia o que lhe esperava e estava realmente angustiado com isso. Neste momento Jesus pode experimentar a terrível sensação de angústia do ser humano. Ele reagiu com autenticidade e não escondeu seus sentimentos tentando mostrar-se forte. Ao contrário as duas primeiras reações foram:

  1. Mostrar seus sentimentos e que estava sendo provado – “A minha alma está profundamente triste até a morte….”
  2. Pedir ajuda aos discípulos – “….ficai aqui e vigiai comigo”

PUREZA

Deus nos deu a sua Palavra como arma infalível contra as tentações e ataques malignos.

Ela deve renovar as nossas mentes para que possamos usá-la nos momentos necessários, conforme vemos a reação de Jesus à tentação no deserto. Ele usou a palavra de Deus respondendo sempre: “Está escrito.”

Em maior ou menor grau, somos todos vulneráveis em certos aspectos. Seja com relação a hábitos ruins, descontrole da língua, vícios ou outras áreas de dependência.

A Pureza é alcançada em um longo processo de transformação que se inicia de forma eficiente através da Graça de Deus. Mas, isto não ocorre instantaneamente. É uma longa jornada de coragem, compromisso, integridade e amor.

Como Homens, estamos sujeitos a tentações específicas. Por exemplo, somos muito mais vulneráveis na área sexual que as mulheres.

Tenhamos em mente algumas armas muito eficientes nesta luta:

  1. Prepare-se para a Batalha – Tenha em mente seu plano de batalha. Esta é a nossa linha de frente estando preparado antes que a tentação ocorra. Temos um exemplo disso na postura de Jó com relação ao pecado sexual.

Jó 31:1 Fiz uma aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?

  1. Não preciso disso – Nossa mente nos tenta convencer que precisamos muito nos satisfazer emocionalmente ou fisicamente. A resposta para este engano é que a Graça de Deus nos é suficiente. Ou seja, não precisamos tão desesperadamente satisfazer nossa mente e corpo.
  1. Não tenho este direito. Assim como com Eva, as tentações APARENTAM ser sempre mais amenas do que são em realidade, ou seja, é infiltrada em nós a ideia que de alguma forma temos o direito a nos satisfazermos. A resposta para isso é simples: Não temos este direito! No caso sexual, por exemplo, não somos donos de nossos corpos, portanto não temos o direito de usá-lo como quisermos.
  1. Tema as consequências – Quando não resistimos e pecamos, colhemos os frutos de nossos atos. Tudo que fazemos tem consequências.

Deus nos projetou para vivermos em harmonia com ele. Quando pecamos, nos afastamos dele. Deixamos de fazer Sua vontade para fazer a nossa.

Pv 11:20 Abomináveis para o SENHOR são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer.

A INTEGRIDADE E O NOSSO CASAMENTO

Somos íntegros no casamento quando nos entregamos por inteiro as nossas esposas.

Entregar-se por inteiro é não permitir que nenhuma mácula destrua este compromisso. Se temos a visão disso, a coragem da tomada da decisão e o compromisso assumido, basta lembrar-se disso no nosso dia a dia e não permitir que nenhuma brecha se abra em nosso relacionamento. Ef 5:25

Nossa fidelidade a nossa esposa é posta a prova de modo frequente nos vários aspectos a seguir:

  1. Comentários – Colocando-a em situação de desonra em alguns comentários.
  2. Sexual – Desde um simples olhar indevido até um relacionamento extraconjugal.
  3. Filhos – Não respeitando as instruções passadas por ela.
  4. Sogros – Não honrando a família dela do modo como ela espera.
  5. Saúde – Descuido com a saúde tornando-se um fardo para ela no futuro.
  6. Aparência – Descuido com higiene e aparência.
  7. Atenção – Não demonstrar atenção as coisas que ela faz com dedicação.
  8. Auxílio – Não se dispondo a ajudá-la nas tarefas domésticas.
  9. Tempo – Não dedicar a ela um tempo a sós para cuidado com o relacionamento.
  10. Valorização – Não valorizá-la do mesmo modo que quando namorados.

Ser íntegro é estar atento a todas as áreas de modo a nos entregarmos a ela como Cristo o fez pela Igreja.

 

A INTEGRIDADE E OS NOSSOS FILHOS

O melhor ensinamento que podemos dar aos nossos filhos é nossa própria vida. Uma criança se sente confusa quando o Pai lhe ensina algo e pratica outra coisa.

A integridade de um Homem é notada de forma drástica pelos seus filhos. São muitas as oportunidades de mostrarmos integridade aos nossos filhos, seja em um jogo, em passeios, refeições etc.

A INTEGRIDADE E O NOSSO TRABALHO

Como são gastas as horas improdutivas no trabalho?

Se trabalhamos com eficiência colocando nossa dedicação, conhecimento e habilidades como que para o Senhor, por certo que nós, nossos colegas e a empresa colheremos bons frutos de nosso trabalho.

Cl 3.17 NVI – Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Veja também:

Ministério Homens da Promessa

Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.
Miquéias 6:8

Contatos

Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress