Nao temendo o futuro parte 1

Sl 23.6 – “Certamente a Tua bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na Tua casa, ó SENHOR, para sempre.”

Não há ansiedade, não há medo sobre o futuro, não há preocupação sobre o amanhã. Davi está confiante – “certamente, bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.”

Aonde podemos obter este tipo de confiança? Há três razões pelas quais você não precisa temer o futuro:

  1. Porque Deus está zelando por você.
  2. Porque a graça de Deus está trabalhando em você.
  3. Porque o céu está esperando por você.

“Certamente, Tua bondade me seguirá todos os dias da minha vida.” Porque Deus é bom , eu posso contar com a Sua proteção e provisão.

Eu posso ficar na expectativa de que, seja qual for a situação, Deus fará com que ela contribua para o meu próprio bem.

Sempre será ou para o meu próprio bem, ou para o bem de outras pessoas, ou para o bem do Seu reino. Deus é um Deus bondoso.

  1. DEUS ESTÁ ZELANDO POR VOCÊ

“O SENHOR cuida de todos os que o amam.” (Salmo 145.20) Deus se importa com os detalhes da sua vida. Como um pai, Ele providenciará para as suas necessidades futuras. Não sabemos o que o futuro está guardando para nós, mas conhecemos Aquele que está guardando o nosso futuro. Sabemos que Deus está no controle, que Ele nos ama e quer nos ajudar. Ele está dizendo “Eu serei como um pai e cuidarei de você.”

“Certamente, Tua bondade me seguirá …” O que isso quer dizer? Obviamente, Davi teve dificuldades na vida. Ele não está dizendo que só coisas boas acontecerão em sua vida. Coisas ruins acontecem para pessoas boas. Ele está dizendo que a bondade de Deus nos acompanhará. Não importa o que aconteça de mal, de difícil. Deus nos assegura que algo bom vai resultar de todas as situações.

Romanos 8.28 registra uma grande promessa que Deus tem dado aos que crêem: “Sabemos que tudo o que nos acontece está cooperando para o nosso bem, se amamos a Deus e estamos em harmonia com Seus planos.”.

Não existe dificuldade, dilema, derrota ou desastre na vida de um cristão que, em última análise, não seja usado por Deus para resultar em bem. Eventualmente, Deus fará com que o mal produza algo em favor do bem.

De um modo geral, temos dificuldade para enxergar a bondade de Deus quando estamos no meio de uma tragédia. Tem horas que a gente não sente que Deus é bom. Não sentimos a Sua misericórdia. Às vezes, a gente sente que a bondade de Deus está escondida.

2. A GRAÇA DE DEUS ESTÁ TRABALHANDO EM VOCÊ

Você não somente terá a companhia da bondade de Deus, mas “ … Tua misericórdia me seguirá todos os dias da minha vida.”

Isaías 60.10 – “Eu terei misericórdia de vocês através da minha graça.” O que é graça? Graça significa desfrutar das riquezas de Deus às custas de Jesus Cristo. Graça é tudo o que Deus pode fazer por nós através de Cristo. Graça é o fato de Deus lhe dar o que você precisa, em lugar daquilo que você merece. Não é bom saber que Deus não nos dá o que a gente merece?

E o que é misericórdia? Misericórdia é a graça em ação. Por que precisamos de misericórdia? Porque nós somos imperfeitos. Nós tropeçamos e caímos, nos precipitamos e cometemos erros. Portanto, vamos continuamente precisar da bondade de Deus, da misericórdia de Deus. Nós precisamos do Seu perdão, da Sua restauração.

Quando você realmente entende a graça e a misericórdia de Deus, que Ele não está buscando revide contra você … se você já entregou sua vida a Jesus Cristo, Jesus já pagou a penalidade de tudo o que você já fez e ainda fará de errado na sua vida, através da crucificação. Foi Ele quem pagou e não você.

Portanto, quando adversidades chegam à sua vida, você não precisa ficar pensando que Deus está tentando acertar as contas com você. É isto que é graça, misericórdia. Quando você entende a graça e a misericórdia de Deus, então você não precisa temer o futuro.

Salmo 103.2-11

Quando entendemos a misericórdia, que Deus não somente está sendo bondoso, mas que Ele está sendo misericordioso no modo de tratar dos nossos erros, pecados e falhas, então não precisamos temer o futuro.

Misericórdia significa que quando estou passando por uma dificuldade, por um vale – mesmo por minha própria culpa – Deus está presente pra me acompanhar e ajudar.

Misericórdia, assim como bondade, acompanharão nossa vida. Procure visualizar uma criança cujos pais vão seguindo, consertando, arrumando, colocando de volta no lugar as coisas que ela vai bagunçando. É isso que a graça e misericórdia de Deus fazem conosco. Elas nos acompanham para colocar a nossa vida em ordem.

“Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.” Não somente alguns dias, mas todos os dias. Deus não tem um botão de liga e desliga. Deus não nos trata bem um dia, e no outro nos ignora. Em todos os dias da minha vida, certamente, terei a companhia da bondade e da graça de Deus.

Vira e mexe temos dias ruins em nossa vida. Dias em que estamos tristes, doentios, solitários e depressivos – é por isso que tememos o futuro – não sabemos o que vai acontecer. Mas, se você já entregou sua vida a Jesus, você nunca terá que enfrentar um dia sem a bondade e a misericórdia de Deus. Ele estará com você o tempo todo. Alguns dias você não sentirá, você não conseguirá enxergar a bondade e misericórdia de Deus. Mas, não há dúvida de que elas o acompanharão mesmo nas horas mais sombrias.

A bondade de Deus cuida dos tempos bons, enquanto que a Sua misericórdia cuida dos tempos ruins. Deus está conosco em todas as estações da vida.

Como podemos saber disso? Porque Deus não mente. Ele não pode dizer inverdades ou ser inconsistente. Ele nunca muda. Deus nunca quebra uma promessa. Se Ele diz que “bondade e misericórdia vão nos acompanhar todos os dias da nossa vida”, é porque elas vão! A gente começa a se preocupar sobre o futuro a partir do momento em que passamos especular sobre o futuro. E “se” isso ou aquilo acontecer ou deixar de acontecer? Mas cristãos de verdade caminham em direção ao futuro não com um sinal de interrogação, mas com um sinal de exclamação. Pare de especular e comece a relaxar.

Confie em Deus. Ele estará com você, aconteça o que acontecer. A bondade de Deus vai suprir e proteger. A misericórdia de Deus vai perdoar e restaurar. A bondade de Deus alivia; a misericórdia de Deus suaviza. A bondade direciona, a misericórdia renova as energias. A bondade nos enche de bênçãos imerecidas; a misericórdia suspende as maldições que merecemos. Bondade e misericórdia – precisamos de ambas agindo em nossa vida!

Veja também:

Ministério Homens da Promessa

Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.
Miquéias 6:8

Contatos

Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress