O DESAFIO – DEPENDÊNCIA OU INDEPENDÊNCIA

ABERTURA – CURSO HOMENS DA PROMESSA – MÓDULO 6

Jr. 10.23

Pv 3.1-10 – NTLH

Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. 3 Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. 4 Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos. 5 Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. 6 Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. 7 Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. 9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. 10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.

Essa independência precoce coexistia com uma confiança absoluta de que a mãe sempre cuidaria dela.

Podemos escolher confiar nele ou viver em rebeldia contra ele. A maioria dos homens aprende a depender dos próprios esforços.

Os homens querem controlar as próprias vidas. Mesmo que não nos tivessem ensinado a buscar a independência, que foi o que aconteceu à maioria de nós, nossa natureza humana nos arrastaria nessa direção.

Queremos a liberdade de determinar o nosso próprio rumo. Queremos o poder de moldar os eventos de nossa vida. Esses são os marcos de nosso desejo de ser independentes. Não abandone a lealdade e a fidelidade

No esforço de ser auto dependentes, muitas vezes deixamos as fileiras de Deus e seguimos o nosso próprio caminho da independência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.Existe uma diferença enorme entre aceitar responsabilidade por nossas vidas e tentar viver independentes de Deus.

A diferença é esta: A responsabilidade reconhece a nossa parte e a parte de Deus.

A nossa parte é confiar em Deus e desempenhar fielmente os nossos deveres. A de Deus é prover para todas as nossas necessidades e bem-estar. Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência

A independência se rebela contra a influência de Deus, pensando que pode satisfazer as próprias necessidades.

O homem independente pensa: “Faço o que quero, quando quiser, onde quer que deseje fazê-lo e com quem eu quiser. Quero ter controle. Quero satisfazer as minhas ambições. Não quero depender de ninguém. As pessoas me desapontam. Deus me desapontará. Posso vencer por conta própria”.

Esse desejo de ser independente muito frequentemente vem disfarçado.

Por todas as aparências externas, nosso cônjuge e nossos amigos acham que estamos no caminho certo, mas muitas vezes praticamos um estilo passivo de auto dependência.

Não rebeldia clara, mas não buscamos realmente o parecer de Deus e frequentemente rejeitamos o seu conselho – fazemos as coisas a nosso modo.

O oposto de desejar ser independente de Deus é confiar nele. O homem que não confia em Deus confia em si mesmo e nas filosofias deste mundo. Deus não deseja que confiemos no homem, mas que confiemos nele.

Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado.

O Homem Independente – Jr. 17.5-6

O homem que depende da própria força ou confia no sistema de valores deste mundo será um infeliz. Um homem valente um vencedor no exterior.

No seu interior ele afastou o seu coração do Senhor. O que acontece com o homem independente? Como um arbusto que não produz semente, ele vai cambaleando sem produzir fruto, sem rumo.

O homem independente jamais consegue satisfazer a sua sede de significado e propósito. O rosto do homem revela se ele viveu uma vida de independência ou de dependência.

O Homem Dependente – Jr. 17.7-8

O homem dependente será abençoado.

A alegoria de uma árvore próxima à água traz à mente a imagem de um ambiente luxuriante, tropical, repleto de frutas suculentas. ABUNDÂNCIA – FRUTOS

A vida de quem confia em Deus será um mar de rosas?

NÃO – O cristão não está isento de tempos difíceis. Deus faz a chuva cair sobre os iníquos e sobre os bons.

Tempos difíceis vêm para todos os homens – são apenas parte da vida.

A diferença entre o homem que confia em Deus e o que confia em si não reside nas circunstâncias, mas na sua reação.

O homem que confia em Deus tem ótimas atitudes . Sabe que tempos difíceis virão, mas não os teme; sabe que as tribulações podem chegar.

Essa é a diferença entre os rostos dos homens independentes e dos dependentes – um teme o futuro, enquanto o outro crê que Deus cuidará dele.

Quanto mais perto da água a árvore cresce, maior a nutrição que lhe é assegurada.

A água é a fonte de nossa vida física, da mesma forma que confiar em Deus é a fonte de nossa vida espiritual.

Nunca nos achamos distantes da fonte da vida quando dependemos de Deus.

A Ilusão do Poder

Se for para sermos independentes, precisaremos de PODER. FORÇA BRUTA para vencer as condições difíceis da vida ou PODER POLÍTICO que nos permita ter certa influência sobre nossas vidas. Dinheiro – Gera poder falso

Poder genuíno é domínio exclusivo de Deus e daqueles a quem ele o concede. Sem o poder de Cristo não existiria mundo algum. Cl 1.16-17

Jesus é o Senhor sobre todo o mundo, mesmo sobre aqueles que o rejeitam.

Que tipo de poder têm os homens?

Não temos nenhum poder genuíno a não ser o de confiar em Cristo. O poder que usamos uns sobre os outros faz-nos como um punhado de formiguinhas cegas.

Planejamos, executamos, com grande energia, sem perceber que o poder real, genuíno nunca nos pertence exceto pela graça de Deus.

Tornamo-nos profundamente preocupados com problemas superficiais e negligenciamos os problemas do todo da vida. Cristo, e somente Cristo, pode curar os enfermos, satisfazer a nossa necessidade de ser relevantes.

Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado. 8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos.

O Ponto Decisivo

Deixamos de buscar o Deus que desejamos e passamos a buscar o Deus que é.

Quando buscamos o nosso caminho independente, tentamos refazer a Deus na forma como queremos que Ele seja, em vez de conhecê-lo como realmente é.

Começamos a ter muitos deuses substitutos – ídolos.

Dinheiro – Carreira – Influência – Prestígio – Bens Materiais

Requerem investimentos enormes de nosso tempo para a sua manutenção.

Tendemos a individualizar a Deus para nós mesmos, arquitetando nossa própria definição compacta e precisa de quem Deus é.

Mas quanto realmente sabemos a respeito dele? Muito pouco, de fato. Temos apenas um pequeno vislumbre de Deus até agora.

Poderíamos conhecer mais acerca de Deus se a isso nos dedicássemos. Não o conhecemos como Ele é por nunca termos realmente nos dedicado a conhecê-Lo como Ele é.

Quando conhecemos o Deus que é, ele nos ajudará a decifrar os seus mistérios e nos mostrará como atingir a confiança completa nele.

Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. 2 Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso.

Você está pronto a deixar de buscar o Deus que deseja a começar a buscar o Deus que é?

Para encontrarmos o nosso próprio momento decisivo, é imprescindível buscar a Deus exatamente como ele é, sem ornamentação.

Ele requer que abandonemos o nosso desejo de ser independentes.

Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. 10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.

 

Veja também:

Ministério Homens da Promessa

Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.
Miquéias 6:8

Contatos

Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress